terça-feira, 30 de abril de 2013

MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS

Olá moçada! A seguir há um vídeo explicativo sobre as mudanças de estados físicos. Qualquer dúvida pergunte-nos através do "contato". 

                                                       fonte: http://www.youtube.com/watch?v=BAKKcaw5v1A

Recapitulando:
Essa imagem e uma síntese da mudança de estados físicos mostrado no vídeo.    
 
não podemos esquecer que para haver essas mudanças a matéria sofre influencia de algum fator externo, principalmente, temperatura e pressão.

  • fusão e vaporização: ocorrem com o aquecimento da matéria 
  • solidificação e condensação: ocorrem com o resfriamento da matéria 
  • Tem 3 tipos de vaporização: ebulição, calefação, evaporação.

Endotérmicas: sistema que recebe calor. ex: fusão, vaporização
Exotérmicas: sistema que libera calor. ex: condensação, solidificação

Então é isso moçada!! espero que vocês tenham aprendido sobre as mudanças de estado físico!! Até a próxima.

Grupo: Thais Dzenk, Paula Moreira, Carolina Braga, Aulus Pinho, Matheus Henrique 


QUÍMICA NO COTIDIANO:

A química esta presente em diversas atividades que fazemos no nosso dia-a-dia sem se quer percebermos. Tudo é química. Desde uma simples planta fazendo fotossíntese à uma reação nuclear. Nosso cotidiano seria realmente muito mais difícil sem a química. Materiais de limpeza, embalagens de alimentos, ações práticas como ferver água  fazer um bolo, limpar uma piscina, não seriam possíveis de serem feitas sem a química.  É para ajudar o homem a ter mais saúde, mais conforto, mais lazer e mais segurança que a indústria química investe dia-a-dia em tecnologia, em processos seguros e no desenvolvimento de novos produtos. Um exemplo de química usada no dia-a-dia é o exame de urina, que usa a densidade para nos fornecer pistas importantes sobre doenças sistêmicas, principalmente as doenças dos rins.

EXAME DE URINA:


A densidade da água é aproximadamente 1000. Quanto mais próximo deste valor, mais diluída está a urina. Os valores normais variam de 1005 a 1035. Urinas com densidade próximas de 1005 estão bem diluídas; próximas de 1035 estão muito concentradas, indicando desidratação. Urinas com densidade próxima de 1035 costumam ser muito amareladas. 
A densidade indica a concentração das substâncias sólidas diluídas na urina, sais minerais na sua maioria. Quanto menos água houver na urina, maior será sua densidade.



Gabriel Barroso
Gabriela Magalhães Costa

Henrique Galvão 
Luiz Felipe Lacerda 
Thales Hermógenes





segunda-feira, 29 de abril de 2013

SOLUBILIDADE DOS MATERIAIS

Solubilidade é a capacidade de um determinado material de se dissolver em outro. Ou seja, é a capacidade desses materiais interagirem entre si. Suas partículas são envolvidas, e assim, forma-se uma mistura. Ocorre sempre uma mistura e não uma "reação química", pois as ligações entre as partículas de cada material são apenas "embaralhadas" com as do outro material, mas nunca recombinadas e/ou transformadas. A mistura pode ser classificada com homogênea (uma fase) ou heterogênea (mais de uma fase).
O Coeficiente de Solubilidade mede quanto de soluto pode ser dissolvido em uma quantidade fixa de solvente. A temperatura não pode ser alterada, porque esse é um fator que influencia na dissolção. Quanto maior a temperatura, mais fácil é a dissolução completa do material devido ao aumento de interação entre as partículas. A fórmula de um Coeficiente de Solubilidade pode ser representada assim:
CS NaCl 20°C = 36,0g/100mL H20
1) insaturada: contém uma quantidade de soluto dissolvida inferior ao coeficiente de solubilidade numa determinada temperatura
2) saturada: contém uma quantidade de soluto dissolvido igual ao coeficiente de solubilidade numa determinada temperatura
3) saturada com corpo de fundo: contém uma quantidade de soluto superior ao coeficiente de solubilidade numa determinada temperatura. O excesso, o que não é dissolvido, fica no fundo do sistema.
André Abreu
Bruno de Lucca
Diego de Farias
Lucas Garrido
Marcos Guiotti



Elevador de Naftalinas



Inicialmente, colocamos vinagre e, posteriormente, bicarbonato de sódio em uma proveta, que reagem entre si, formando bolhas de gás carbônico. Quando adicionamos naftalina à mistura, as bolhas se prendem à ela. Como o gás é menos denso que a água, a naftalina sobe. Quando chega à superfície, o gás se desprende e é liberado no ar. Então, a naftalina, mais densa que a água, afunda.

Feito por: Catharina Almeida - 10, Ana Cláudia Mascarenhas - 1, Lorena Macedo - 25 e Sofia Caporalli - 42

ICEBERGS: Porque eles flutuam?

Já parou para pensar porque os icebergs flutuam? Afinal, eles são sólidos e os sólidos teoricamente teriam que ser mais densos que os líquidos. Mas existem exceções e a água é uma delas.

As partículas do sólido são organizadas, diferente das partículas de um líquido, que estão posicionadas em diferentes posições. Sendo assim, teoricamente, os espaços vazios de um sólido são menores que os de um líquido. Consequentemente, a densidade de um sólido também seria maior, por que existiria uma mesma massa com um volume menor. Como volume e densidade são grandezas inversamente proporcionais, um menor volume resultaria em uma maior densidade. Porém na água isso não ocorre devido à maneira em que as moléculas H2O se organizam. Como se vê na imagem abaixo há mais espaço entre as partículas de gelo do que de água líquida. Esse é um dos principais motivos dos icebergs flutuarem.




DENSIDADE...
A densidade é uma propriedade específica dos materiais e é calculada a partir da razão entre a massa e o volume dele. Em outras palavras, é quanto de massa de um material que cabe em uma unidade de volume. Por exemplo, em 1cm³ cabem aproximadamente 19g de ouro.

Produzido por:
Ana Paula # 02
Carolina # 09
Gabriela Leite #14
Gabrielle Machado #16
Juliana Sofia # 23

quinta-feira, 25 de abril de 2013

O gelo seco


         Esse ano estudamos os estados físicos da matéria e como ela passa por transformações em sua estrutura. Só para recordar: os três estados físicos - sólido, líquido e gasoso - constituem a forma em que a matéria se encontra à temperatura ambiente, sendo que essa pode passar de um estado para outro dependendo de fatores como temperatura e pressão. 

         Uma das mudanças físicas que ocorre é sublimação, podemos exemplifica-la com o gelo seco, que tem a capacidade de passar do estado sólido para o gasoso em temperatura ambiente. O estado liquido desse material só pode existir numa pressão superior a 50 atmosferas por litro.


         
         Quando o gelo seco passa para o estado gasoso, arrasta consigo moléculas de água, originando uma névoa mais densa que o ar. Essa “fumaça branca” formada é muito utilizada como um recurso cênico em filmes, shows, teatros, programas de televisão e festas.


       
         A maioria das pessoas pensam que o gelo seco é feito de água, porém ele é feito de gás carbônico (dióxido de carbono CO2, no estado sólido). Além disso, ele pode ser ainda classificado como óxido ácido, pois, ao entrar em contato com a água, o CO2 produz um ácido (H2CO3).

         O gelo seco também pode ser utilizado como recurso de refrigeração de alimentos perecíveis, como nos carrinhos de sorvete, pois o CO2 fica no estado sólido abaixo de 78°C negativos. É por isso que o manuseio do gelo seco exige mais cuidados, porque se este entrar em contato com a pele pode gerar queimaduras graves de frio. É por esse mesmo motivo que o gelo seco nunca deve ser engolido e nem mesmo colocado na boca.


      
          A rápida e contínua sublimação do gelo seco pode elevar muito a sua concentração de CO2 no ambiente, tornando o ar “asfixiante”. Assim, ele não deve ser transportado juntamente com os passageiros ou o condutor num veículo fechado e também não deve ser guardado num local sem ventilação exterior onde estejam pessoas ou animais. A concentração normal desse composto no ar é de cerca de 0,035%. Se essa concentração ficar acima de 5% o ar pode se tornar tóxico.

Grupo: Beatriz Sarah (06); Laura Moreira (24); Luiza Peres (31); Paula Carvalho (35); Paula Parreiras (36)

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Estados da Matéria, Ponto de Fusão/Ebulição

     Entende-se por ponto de fusão a temperatura em que uma substância passa do estado sólido passa o estado líquido, e por ponto de ebulição a temperatura em que uma substância líquida passa para o estado gasoso, à determinada pressão.





     Vale lembrar que a explicação do vídeo é apenas para substâncias puras. Misturas não possuem ponto de fusão/ebulição constantes. Assim, no gráfico, representamos a temperatura da mudança dos estados físicos por meio de faixas de fusão/ebulição.



<http://www.infoescola.com/fisico-quimica/pontos-de-fusao-e-ebulicao/>

1°F
Haroldo Bontempo n°19
Luíza Castro n°30
Raquel Andrade n°39
Renata Ferreira n°40
Tayná Tuyama n° 43


RECRIANDO O EFEITO DE UMA LÂMPADA DE LAVA




Todos devem conhecer a lâmpada de lava: um objeto decorativo que consiste em parafina sólida ao fundo de uma garrafa com água. Uma lâmpada comum aquece essa parafina (imiscível em água) que funde e apresenta uma densidade menor que a da água. Nesse momento "bolhas" de parafina passam pela água sem se misturar com ela e vão ao topo da garrafa. Lá, a temperatura é mais baixa, fazendo com que a parafina solidifique e volte para a base. Assista ao vídeo produzido pelo Manual do Mundo que reproduz o efeito dessa lâmpada. 





No vídeo, as propriedades dos materiais que causam o efeito de bolhas da lâmpada são outras. Nesse caso, os materiais imiscíveis são água com corante e óleo, sendo que o segundo é menos denso que a água e se concentra na parte mais alta. Nesse sistema é colocado um comprimido efervescente que passa pelo óleo e gera gás carbônico. O gás é muito menos denso que a água e o óleo, sendo assim, ele passa por ambos os materiais e é liberado no ar. O efeito de bolhas é criado pois, quando o gás sobe, ele leva consigo um pouco de água e, ao ser liberado, a água desce novamente (mais densa que óleo). Todo esse processo só é possível graças à insolubilidade da água em óleo.
Luiza Borges, Marcela Curi, Raphael Lima, Ricardo Amaral e Thales Lima. (1° ano F CSA 2013)



terça-feira, 23 de abril de 2013

Seja bem vindo!

Somos alunos do Colégio Santo Agostinho, da 1ª série do ensino médio e estamos dispondo nosso blog para ajudá-los em Química. Esperamos que vocês encontrem informações de seus interesses, e que se divirtam com nosso blog!

 

Copyright @ 2013 Quimitando.