Solubilidade é a capacidade de um determinado material de se dissolver em outro. Ou seja, é a capacidade desses materiais interagirem entre si. Suas partículas são envolvidas, e assim, forma-se uma mistura. Ocorre sempre uma mistura e não uma "reação química", pois as ligações entre as partículas de cada material são apenas "embaralhadas" com as do outro material, mas nunca recombinadas e/ou transformadas. A mistura pode ser classificada com homogênea (uma fase) ou heterogênea (mais de uma fase).
O Coeficiente de Solubilidade mede quanto de soluto pode ser dissolvido em uma quantidade fixa de solvente. A temperatura não pode ser alterada, porque esse é um fator que influencia na dissolção. Quanto maior a temperatura, mais fácil é a dissolução completa do material devido ao aumento de interação entre as partículas. A fórmula de um Coeficiente de Solubilidade pode ser representada assim:
CS NaCl 20°C = 36,0g/100mL H20
1) insaturada: contém uma quantidade de soluto dissolvida inferior ao coeficiente de solubilidade numa determinada temperatura
2) saturada: contém uma quantidade de soluto dissolvido igual ao coeficiente de solubilidade numa determinada temperatura
3) saturada com corpo de fundo: contém uma quantidade de soluto superior ao coeficiente de solubilidade numa determinada temperatura. O excesso, o que não é dissolvido, fica no fundo do sistema.
André Abreu
Bruno de Lucca
Diego de Farias
Lucas Garrido
Marcos Guiotti
Lucas Garrido
Marcos Guiotti
0 comentários:
Postar um comentário